África: a catapulta do mundo?

O que eu, o Google e o Presidente Lula temos em comum?

O Google está de olho no continente Africano. Lula também. O Instituto Cidadania, recentemente reativado, terá América do Sul e África como foco, segundo as notícias, como esta. O continente é o foco dos meus estudos.

Não é à toa. Com a mais alta taxa de crescimento de aquisição e uso de celulares no mundo, vários países africanos são o maior mercado potencial para venda de novos serviços e um laboratório de novas iniciativas.  E você sabe: quem chega primeiro come a cereja do bolo.

A despeito de todos os problemas enfrentados pela maioria dos países africanos, aliás, justamente por causa destes problemas, muitos acreditam na inclusão digital e em tecnologia como a solução para o desenvolvimento. Eu acredito nisso, e não só para o continente africano. Acho que no Brasil iremos comprometer nosso desenvolvimento se não investirmos pesado e urgentemente em inclusão digital. Mas isso é história para outro post.

Voltando à Africa, o Google tem lançado várias iniciativas no continente. Algumas delas eu citei neste post. O interessante é que as iniciativas são muito específicas para as necessidades e o cenário dos países africanos, o que demonstra a importância que a África tem para a instituição.

O Google Baraza, um serviço de perguntas e respostas, funciona como um fórum em que outras pessoas respondem o que vc perguntou.  O Google Trader é um serviço muito legal e simples de anúncios por SMS, lançado primeiramente em Uganda e depois em Ghana. O lançamento teve uma ação de marketing bem ocidental, para meu gosto. Você pode ver no vídeo abaixo.

África, o continente do futuro.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s