EUA e Brasil em parceria para Governo aberto

No último dia 12/07, aconteceu a primeira reunião do Open Government Partnership,  uma parceria entre países que querem um mundo mais transparente, menos corrupto, com mais participação do cidadão em seus governos. A ideia partiu dos EUA, que convidou o Brasil e neste ano de 2011, os 2 países ocupam a cadeira principal do comitê que representa a iniciativa. Todos os países estão convidados a entrar, mas precisam cumprir alguns requisitos para serem aceitos. Cerca de 60 países já aderiram. Oficialmente, a iniciativa será lançada em setembro deste ano.

A iniciativa é genial e torço muito para que seja muito bem sucedida. Mas eu gostaria de observar algumas coisas.

A primeira é que a Ata da reunião ainda não foi divulgada. Oops! É um comitê para estímulo à transparência, cadê o que foi conversado lá? Parece incoerente. E estes 60 governantes ou minitros estavam lá representando milhões (talvez bilhões) de cidadãos. Considerando o tema, acho um mal sinal.

A segunda é que  já que ocupamos posição tão importante nesta comissão, é importante corrermos atrás de melhorar o nosso e-gov. O Brasil ocupa, em alguns relatórios, uma posição muito ruim em termos de e-gov. Por exemplo, segundo a Universidade de Waseda (JP), o Brasil ocupa o 41o. lugar no ranking de governos eletrônicos. Atrás do Macau, do Egito e do Vietnã, por exemplo.  Segundo relatório da ONU, em 2010 ocupamos 61a. posição no mundo e a 5a. da América do Sul (atrás de Colômbia, Chile, Uruguai e Argentina, respectivamente). Então agora temos uma responsabilidade maior ainda em evoluirmos neste aspecto, já que ocupamos posição tão importante neste comitê. Inclusive, o Brasil sediará a próxima reunião do Comitê, em 2012.

Segue o discurso da Secretária de Estado Hillary Clinton e do Ministro Antônio Patriota.

Até! Bila Amorim.

* Post originalmente publicado no Observador Político.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s